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sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Martins de Porangaba e Sua Contribuição à Arte Brasileira

martins de porangaba


Ano, 1944. Vinte de Abril. Na cidade de Porangaba,
interior do estado de São Paulo, nasceu Martins,
aquele que mais tarde seria reconhecido a nível
internacional por suas obras, assinando como
Martins de Porangaba.

Em 1962 criou sua primeira pintura e em 1967, cursou
a Associação Paulista de Belas Artes, tendo tido
reconhecimento nos anos oitenta com a série Macunaíma,
inspirada na obra de Mário de Andrade.

Participou em várias exposições individuais no
Brasil e em diversos países, sendo agraciado com o
prêmio Revelação em 1982, pela APCA. Suas obras estão
presentes em muitas coleções particulares e em
vários museus, no Brasil e no exterior.

Nesta postagem, uma homenagem ao seu
imenso talento, onde uma pequena mostra de sua
maravilhosa contribuição à Arte Brasileira farei,
com algumas de suas criações em
várias épocas e fases criativas.

carlos miranda (betomelodia) 




paisagem

o tocador de violão

o riacho

o circo II

a lenda do uirapuru

tango

o lobisomem e a donzela

o quinteto delas



destaque:

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

( texto extraído do original de enock sacramento )

domingo, 5 de dezembro de 2010

Enigmas do Mundo - Machu Picchu

panorâmica de machu picchu, no centro da cadeia de montanhas


América do Sul, centro-sul dos Andes Peruanos.
A 2.400 metros de altitude um enigmático lugar, uma
magnífica obra arquitetônica Inca, sustentada por mais
de 600 plataformas que a impedem de despencar 500
metros montanha abaixo.







Descoberta em 1911 por Hiram Bingham,
historiador americano, é um lugar repleto de mistérios.
Sem usar rodas ou ferramentas de pedras, os Incas
construíram uma magnífica cidade, que na
linguagem quíchua, Machu Picchu significa
Velha Montanha, a cidade perdida dos Incas.


machu picchu

Abandonada no século XVI, segundo os historiadores na
época da conquista espanhola, sem que se saiba o
motivo e as razões que levaram os Incas a se retirarem.

A cidade é formada por duas áreas distintas: a urbana, em
que se destaca a zona sagrada com vários templos, 
praças e mausoléus reais e a agrícola, formada pelos
terraços e os locais para armazenar os alimentos.


o aproveitamento do solo


O que impressiona é a disposição das construções, o perfeito
trabalho de encaixe das pedras unidas sem argamassa,
a técnica aprimorada de engenharia e de urbanização.
No alto da montanha, templos, habitações, locais para
armazenagem de alimentos e cemitérios, são
organizados aproveitando de maneira coerente a área, 
completada por ruas e escadarias que
acrescentam mais espaço à cidade.


pedras colocadas com perfeição, sem uso de argamassas

Segundo a histórica Inca, tudo foi planejado para a
passagem do Deus Sol. Machu Picchu é considerada
um local da mais pura energia, sendo 
muito utilizada por místicos e sacerdotes, até os
dias atuais, pois afirmam ser um lugar de pura espiritualidade.


sacerdote inca

A descoberta mais importante em Machu Picchu é
Intiwatana, um monolito de pedras sobre um
bloco de granito do tamanho de um grande piano.
Intiwatana significa Para Amarrar o Sol, e era usada
durante os rituais de inverno. Um sacerdote realizava uma
cerimônia para amarrar o sol à pedra, o que evitaria seu
desaparecimento. Esta Intiwatana é bastante rara, pois os
outros exemplares foram destruídos pelos invasores espanhóis.


intiwatana, o calendário solar

São também dignas de nota, as intrigantes  e profundas
construções, feitas por técnicas de engenharia
e arquitetura até os dias atuais não explicadas, como
Intiwatana, por exemplo, trabalhada com incrível  precisão
no mais puro granito.

 
cortes dos blocos feitos com exatidão

Considerada Patrimônio Mundial pela UNESCO, foi em
Lisboa, Portugal, que em sete de julho de dois mil e sete,
foi eleita e considerada oficialmente como uma das
Sete Maravilhas do Mundo.


os terraços agrícolas

Mas um desastre natural ameaça essa maravilha.
A revista científica New Scientist alertou que,
Machu Picchu poderá ser destruída por deslizamentos
de terra, a qualquer momento. O Geólogo japonês
Kyoji Sassa, do Instituto de  Pesquisas sobre Prevenção
de Desastres da Universidade de Kyoto, monitorando
o local notou que o declive posterior da cidade está recuando
cerca de 1 centímetro por mês e que isso é bastante rápido,
não sendo possível afirmar em que data ocorreria
a lamentável catástrofe.


vista posterior da cidade

Mas qual seria a verdadeira função de uma cidade
encravada no topo de uma montanha? Como os Incas
conseguiram erguê-la em local tão inacessível? De onde
foram retiradas as pedras e como as ergueram,
as talharam com precisão? A mais aceita das teorias
é a de que Machu Picchu era um centro administrativo,
com a finalidade de controlar as regiões conquistadas,
e também, abrigar o governo em caso de uma guerra.
Suposições. Será que essas perguntas no futuro
terão respostas, ou o enigma do Império Inca continuará?

carlos miranda (betomelodia) 




um rosto na posição horizontal


Observem este conjunto de rochas em sua posição
natural, no relevo das montanhas ao fundo...


a mesma imagem na posição vertical

Agora respondam: um mero capricho da natureza ou,
existe algo mais na origem dessa imagem que,
parece vigiar os céus sobre Machu Picchu.





fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

terça-feira, 30 de novembro de 2010

Ivan Lins, Lembra de Mim

... a gente sempre se casava ao luar ...

Rio de Janeiro, minha cidade natal.
Banhos de mar ao luar depois de fazer amor.
Noites calmas, noites de sonhos, com recordações
que permanecerão para sempre em minha memória.


ivan lins


Parte integrante de meu repertório,
esta canção traz boas lembranças de minha
juventude em minha cidade natal, minha maravilhosa
Rio de Janeiro.

Sobre meu conterrâneo Ivan, carioca da gema, pouco há a
dizer-se sobre ele que, já não seja do conhecimento
geral no universo da Música Popular Brasileira,
pois é considerado um dos poucos artistas brasileiros
de maior sucesso em todo o mundo.

( Esta página é uma republicação da postagem de
01/07/2008, que por motivos alheios à minha vontade
foi tirada do ar em setembro de 2009. Recuperei-a !!!  )

carlos miranda (betomelodia) 




Lembra de mim
Dos beijos que escrevi nos muros a giz
Os mais bonitos continuam por lá
Documentando que alguém foi feliz

Lembra de mim
Nós dois nas ruas provocando os casais
Amando mais do que o amor é capaz
Perto daqui há tempos atrás

Lembra de mim
A gente sempre se casava ao luar
Depois jogava nossos corpos no mar
Tão naufragados e exaustos de amar

Lembra de mim
Se existe um pouco de prazer em sofrer
Querer te ver talvez eu fosse capaz
Perto daqui ou tarde demais

Lembra de mim

ivan lins / vitor martins



fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Flávio Venturini, Todo Azul do Mar

...foi assim como ver o mar...

O que escrever sobre o imenso talento de
Flávio? O que revelar sobre um compositor que aos
três anos já demonstrava atração pela música e aos
quinze começou sua formação com um acordeão,
seu primeiro instrumento musical?
O que ainda não se falou sobre Flávio Venturini
e toda sua maravilhosa obra?
 

flávio venturini


Um breve resumo. Ao ganhar do pai um piano começou
seus estudos sobre percepção musical e, lógico, piano.
Ponto de partida para seus estudos em composição,
arranjos e para participação em vários festivais,
além da criação de várias bandas, entre elas, 
a 14 Bis, obtendo enorme sucesso a nível nacional
e internacional. Sua carreira solo teve início em
1982, com o lançamento de Nascente.

Nesta postagem, em um vídeo editado por minha
querida Ivanete, lembro um de seus grandes
sucessos com a parceria de Ronaldo Bastos,
parte integrante de meu repertório, uma bela composição
cujo título é Todo Azul do Mar.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )



Foi assim como ver o mar
A primeira vez que meus olhos se viram no seu olhar
Não tive a intenção de me apaixonar
Mera distração e já era momento de se gostar

Quando eu dei por mim nem tentei fugir
Do visgo que me prendeu dentro do seu olhar
Quando eu mergulhei no azul do mar
Sabia que era amor e vinha pra ficar

Daria pra pintar todo azul do céu
Dava pra encher o universo

da vida que eu quis pra mim

Tudo que eu fiz foi me confessar
Escravo do seu amor livre pra amar
Quando eu mergulhei fundo nesse olhar
Fui dono do mar azul de todo azul do mar

Foi assim como ver o mar
Foi a primeira vez que eu vi o mar
Onda azul todo azul do mar
Daria pra beber todo azul do mar
Foi quando mergulhei no azul do mar

flávio venturini / ronaldo bastos




fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sábado, 20 de novembro de 2010

Quarteto Jobim Morelenbaum, Desafinado



Formado por Paulo Jobim, violão e voz, Daniel Jobim, 
piano e voz, Jaques Morelenbaum, violoncelo e por
Paula Morelenbaum, voz, é um grupo de formação
instrumental e vocal, com característica camerística que,
com enorme sucesso é voltado para a
perpetuação da obra de Tom Jobim, executando
com maestria arranjos fiéis ao do compositor:
Quarteto Jobim Morelenbaum

O vídeo que abaixo escolhemos, conta com a participação
especial do baterista Domênico Lancelloti
enriquecendo o quarteto, e a voz de Paulo Jobim .

carlos miranda (betomelodia) 




Quando eu vou cantar você não deixa
E sempre vêm a mesma queixa
Diz que eu desafino que eu não sou cantor
Você é tão bonita mas tua beleza também pode se enganar

Se você disser que eu desafino amor
Saiba que isto em mim provoca imensa dor
Só privilegiados têm o ouvido igual ao seu
Eu possuo apenas o que Deus me deu

Se você insiste em classificar
Meu comportamento de anti-musical
Eu mesmo mentindo devo argumentar
Que isto é Bossa Nova isto é muito natural

O que você não sabe nem sequer pressente
É que os desafinados também têm um coração
Fotografei você na minha Rolley-Flex
Revelou-se a sua enorme ingratidão

Só não poderá falar assim do meu amor
Este é o maior que você pode encontrar
Você com a sua música esqueceu o principal
Que no peito dos desafinados
No fundo do peito bate calado
Que no peito dos desafinados
Também bate um coração

antonio carlos jobim



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google