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terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Roberta Sá, Insensatez



A Artista

Roberta Sá. Foi o destaque na postagem anterior com a composição de Martinho da Vila, o Samba
"Amanhã é Sábado", com a participação do autor.  Trago-a novamente ao blog em uma Música
composta por Tom Jobim e Vinícius de Moraes que é um dos maiores clássicos lá da época
da Bossa Nova,  e na interpretação de Roberta,  em minha modesta opinião,  é a melhor
que já foi gravada. Ela soube dar sentido à melodia de Tom é à poesia de Vinícius de
uma maneira magistral,  transmitindo ao ouvinte exatamente o sentido da letra e
seu título.  Ouvi gravações  feitas por  Artistas  brasileiros e internacionais, o
que leva-me a classificar a interpretação na voz de Roberta como perfeita.


Os Compositores

Tom Jobim e Vinícius de Moraes. Muito já escrevi sobre a parceria entre a
linha melódica de Tom e a poesia de Vinícius, mas nessa Música que tem por
título  "Insensatez",  Tom demonstra certa afinidade com seus arranjos ao piano
com a Música Clássica, para quem conhece, Chopin no opus 28, do Prelúdio número
4, em Mi menor. Quanto a Vinícius, sua obra, a letra deste belo lamento poético,  como
já foi escrito, revela em suas palavras uma grande e incontestável verdade à que estamos
todos sujeitos, embora muitos não compreendam: “Quem nunca amou, não merece ser amado.”

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )



A insensatez que você fez coração mais sem cuidado
Fez chorar de dor o seu amor um amor tão delicado 
Ah porque você foi fraco assim assim tão desalmado 
Ah meu coração quem nunca amou não merece ser amado 

Vai meu coração ouve a razão usa só sinceridade 
Quem semeia vento diz a razão colhe sempre tempestade 
Vai meu coração pede perdão perdão apaixonado 
Vai porque quem não pede perdão não é nunca perdoado

tom jobim / vinícius de moraes



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sábado, 12 de dezembro de 2015

Roberta Sá e Martinho da Vila: Amanhã é Sábado

roberta sá e martinho da vila


Os Artistas

Roberta Sá. Nasceu em Natal, Capital do Rio Grande do Norte, em dezembro de 1980. Em sua infância,
foi influenciada pela Jovem Guarda, pelas Músicas regionais e pela Popular Brasileira, além do
Rock N'Roll e com apenas nove anos, foi de mudança para a cidade do Rio de Janeiro,
onde aos dezoito anos foi para Missouri, Estados Unidos, estudar canto coral,
por meio de um intercâmbio cultural. Ao voltar para o Rio de Janeiro, as
aulas de canto continuaram e enquanto cursava jornalismo. Ela
trabalhou  como balconista até que aos vinte e um anos,
realizou no Planetário da Gávea a abertura para a
apresentação de duas bandas com sucesso.

Em 2002, participou de um programa apenas
como um  teste musical,  sugestão de sua mestre
de canto,  mas como o mesmo moldava os participantes
em um "estilo americanizado" não foi de seu agrado, mas serviu
como experiência e para que ela conhecesse Felipe, o irmão da cantora
Fernanda Abreu.  Ele tornou-se o preparador vocal de  Roberta e a incentivou
na preparação de um show, em minha opinião o que deu início à sua carreira, pois ela
foi indicada ao Grammy Latino na categoria Melhor Artista Revelação. Posteriormente houve a
indicação na categoria Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Atualmente considerada uma das
melhores intérpretes da Música Popular Brasileira, Samba e Bossa Nova, é o destaque dessa publicação.

O Compositor Participante


Martinho da Vila.  Já presente em várias postagens aqui no blog,  pouco há a ser
acrescentado sobre esse  Mestre do Samba, que iniciou sua carreira artística em
um Festival,  no ano de 1967,  concorrendo com a  Música "Menina Moça". Mas o
sucesso veio no ano seguinte, 1968,  no mesmo festival  ao lançar a composição
"Casa de Bamba",  o seu maior clássico e carro chefe do  primeiro álbum por ele
lançado em 1969,  que revelou o seu talento para o Brasil e ao mundo.  Sucesso.
E foi justamente à esse Sambista que Roberta fez um pedido:  uma composição
inédita para seu novo álbum intitulado "Delírio".  Martinho, como sempre, criou
um Samba que ele define,  em suas próprias palavras,  como a versão feminina
para um outro grande sucesso de sua autoria, "Disritmia".  Foi um bom pedido.

carlos miranda (betomelodia) 





Tô cansada tô debilitada tive que ralar depois do expediente
Matutamos discutimos planejamos pra solucionar uma questão pendente
Já cansados e famintos fomos pr'um bistrô
Mas o problema no jantar continuou

Estou um bagaço amor preciso de colo
Preciso de colo amor estou em bagaços

Depois de uma ducha morna quero cair nos seus braços
Pra ficar aliviada desse meu cansaço
Após boa madorna vou me enternecer
Pra ficar até domingo grudadinha em você amor
Amanhã é sábado môô amanhã é sábado
Mô amanhã é sábado não vou pro batente amor amanhã é sábado

Mô amanhã é sábado môô amanhã é sábado
Mô amanhã é sábado não vou pro batente amor amanhã é sábado

Não vou pro batente amor amanhã é sábado
Vai ter tempo quente amor amanhã é sábado
Quero ser carente amor amanhã é sábado
Te farei candente amor amanhã é sábado

martinho da vila



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

José Marques Campão e o Paisagismo

paisagem com rio


O Artista

Ele nasceu em São Paulo, capital do Estado homônimo, em 1892, onde veio a morrer no ano de

1949. Seu início na pintura foi quando ainda muito jovem ele o era, tendo como professor
Oscar Pereira da Silva tendo sua primeira exposição individual aos 17 anos. Um anos
o sucesso da sua estréia, realizou sua segunda exposição, quando logo apos, foi
patrocinado por seu pai para continuar seus estudos na França. Matriculado
na Academia Julian até 1912, quando vencendo um concurso foi para a
Escola de Belas Artes de Paris por apenas três anos, dado ao início
da Primeira Guerra Mundial. Voltou ao Brasil para a sua cidade.

Em São Paulo participou de vários eventos, mostrando os seus
trabalhos realizados na França no Salão Nacional de Belas Artes, o
o que resultou em muitos prêmios.  Volta à França em 1925, e participa
de várias mostras em Paris e também em outros Países. Após seis anos volta
para São Paulo e viaja por vários Estados, gravando em suas telas belas pinturas
do litoral e interior do Brasil. Sua obra é tida como a mais brilhante entre os pintores
paulistas,  apoiado pelos críticos de Arte,  por comentários, mídias e por colecionadores
Lamentavelmente não consegui em minhas pesquisas uma imagem do grande Artista, Campão.

carlos miranda (betomelodia) 




cena rural

paisagem
casas

fundo de quintal com galinhas
boiada

seu antonio e seu cavalo
paisagem

paisagem mineira
casas

paisagem rural
tropeiros




destaco: cozinha

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

domingo, 6 de dezembro de 2015

Verônica Sabino, Garota de Ipanema e Garota Nacional,



A Artista

Dedicada e talentosa, ela alcançou sucesso e gravou seu nome na história da Música Popular
Brasileira: Verônica Sabino, que foi o destaque na publicação anterior, dia três passado.
Trago-a novamente como destaque, por sua interpretação em uma composição que
é considerada como o maior clássico da Bossa Nova, conhecida e tida como o
maior sucesso da dupla Tom Jobim e Vinicius de Moraes no mundo inteiro.
Inúmeras gravações em praticamente todo o planeta, foram em grande
maioria feitas sem muitas variações em sua linha melódica e assim
como nos arranjos mas, Verônica ousou, ousou em sua maneira
de a cantar em um belo e contagiante arranjo. Um sucesso.


Os Autores

Antônio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim. Nasceu no bairro da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro
em janeiro de 1927, e morreu em Nova Iorque em dezembro de 1994. Não há muito mais para que
eu possa escrever sobre o Tom, que já não seja do conhecimento de todos, mas sempre há algo
a mais que possa ser acrescentado, como a forte influência que Ravel, Debussy, Ary Barroso e
Villa Lobos teve em suas composições, o que as dotou de complexidade, leveza e elegância.

Vinicius de Moraes. Nasceu no Rio de Janeiro em outubro de 1913, graduado em Ciências Sociais
e Jurídicas, foi diplomata, advogado, dramaturgo, jornalista e o que mais aprecio nele, poeta. Na
Música, Vinicius compunha, cantava  e suas letras são dotadas de um lirismo que à todos cativa.
E a sua parceria com Tom foi a que criou os maiores sucessos do Universo Musical Brasileiro.

Samuel Rosa de Alvarenga. Mineiro de Belo Horizonte que nasceu em julho de 1966, compositor,
violonista e guitarrista, é o vocalista da banda Skank e um dos autores da citação que é feita
por Verônica em sua interpretação. Formado em psicologia, optou pela Música. Sorte nossa.
Chico Amaral. Também mineiro, nasceu em Belo Horizonte em maio de 1957. Compositor e
instrumentista, iniciou sua carreira aos 22 anos tocando com o conjunto de Choro "Naquele
Tempo". Ele faz parte da geração de Músicos que baseia-se na época do Clube da Esquina
para criar e trabalhar a nova Música mineira, sendo bem conhecido como letrista do Skank.


Curiosidades sobre "Garota de Ipanema"

Além de ser a mais conhecida canção da Bossa Nova e ter sido composta por Tom e Vinicius
em 1962, continua fazendo sucesso, um clássico de nossa MPB. Mas, a letra original não
era a que conhecemos, tampouco o título, que era bem diferente do atual. Quem é carioca e
daquela época lembra do Bar Veloso, frequentado pela dupla nas mesinhas que ficavam na
calçada. E esse era o caminho de Helô Pinheiro para ir à praia; isso os inspirou a compor.
E Vinicius escreveu a letra de "Menina que Passa", que Jobim imediatamente musicou.

" Vinha cansado de tudo de tantos caminhos
Tão sem poesia tão sem passarinhos
Com medo da vida com medo de amar

Quando na tarde vazia tão linda no espaço
Eu vi a menina que vinha num passo
Cheio de balanço caminho do mar "

Mas, nem Vinicius nem o Tom acharam boa a letra. Mais tarde, Vinicius a refez inspirado na
graça do andar de Helô Pinheiro, dando-lhe o título que hoje ela tem. O Bar Veloso, adotou
o nome dado por Vinícius à Música que lá foi composta pela dupla, Garota de Ipanema.

carlos miranda (betomelodia) 





Olha que coisa mais linda mais cheia de graça
É ela menina que vem e que passa
Num doce balanço a caminho do mar
Moça do corpo dourado do sol de Ipanema
O seu balançado é mais que um poema
É a coisa mais linda que eu já vi passar

Ah por que estou tão sozinho
Ah por que tudo é tão triste
Ah a beleza que existe
A beleza que não é só minha
Que também passa sozinha

Ah se ela soubesse que quando ela passa
O mundo inteirinho se enche de graça
E fica mais lindo por causa do amor

vinicius de moraes / antonio carlos jobim




" Aqui nesse mundinho fechado ela é incrível
Com seu vestidinho preto indefectível
Eu detesto o jeito dela mas pensando bem
Ela fecha com meus sonhos como ninguém "

samuel rosa / chico amaral




fontes

imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Verônica Sabino, Você e Eu / Se é Tarde me Perdoa



A Artista

Vamos fazer a estreia em meu blog de uma ex-integrante de um grupo vocal conhecido pelo nome
de "Céu da Boca", de 1979 a 1984.. "Carioca da Gema", veio ao mundo na Cidade Maravilhosa em
outubro de 1960, compositora, cantora e filha do Escritor Fernando Sabino, com a versão de
Yes, It Is”, de John Lennon e Paul McCartney, feita por Zé Rodrix e Miguel Paiva chamada
"Demais", foi sucesso em todo o Brasil em 1986. Seu nome é Verônica Sabino, e vai nos
brindar com a interpretação  de dois clássicos,  sucessos da época da  Bossa Nova.

Os Compositores

Carlos Lyra, presente em várias publicações aqui no blog, é um dos autores das duas Músicas
interpretadas por Verônica, um também "Carioca da Gema" nascido em maio de 1936, que
além de compositor é cantor, violonista e autor de grandes sucessos, sendo aquele que
participou ativamente na proposta de trazer a  Bossa Nova  às suas raízes, o Samba.

Vinícius de Moraes. O que mais posso escrever sobre o "Poetinha", que não seja por todos já
conhecido? "Carioca da Gema", também nasceu no Rio de Janeiro em outubro de 1913, e
lá partiu em julho de 1980, ao encontro de outros grandes nomes da Música Brasileira.
Diplomata, poeta, jornalista, dramaturgo e lógico, compositor, foi de Tom Jobim que
recebeu o apelido de  "Poetinha"  pelo lirismo em sonetos e nas letras musicais.

Ronaldo Bôscoli. Para manter a linha, também um "Carioca da Gema", onde nasceu no mês
de outubro de 1928, e que também lá nos deixou em novembro de 1994. Além de ser um
conhecido compositor, foi jornalista esportivo e produtor musical, tendo escrito a sua
primeira letra em 1957, "Sente", musicada por Chico Feitosa e gravada pela Norma
Benguel. Ele participava das reuniões no apartamento de Nara Leão e eu não era
muito fã de sua presença,  pois ele namorava a "minha Musa", era 14 anos mais
velho que ela e eu mais novo 4 anos.  Quando ele chegava, eu saía...(risos),
com ciúmes e certa dose de raiva. Boas lembranças, que bons tempos.

carlos miranda (betomelodia) 





Podem me chamar e me pedir e me rogar
E podem mesmo falar mal ficar de mal que não faz mal
Podem preparar milhões de festas ao luar
Que eu não vou ir melhor nem pedir eu não vou ir não quero ir

E também podem me intrigar até sorrir até chorar
E podem mesmo imaginar o que melhor lhes parecer
Podem espalhar que eu estou cansada de viver
E que é uma pena para quem me conheceu eu sou mais você e eu

carlos lyra / vinícius de moraes



Se é tarde me perdoa
Mas eu não sabia que você sabia que a vida é tão boa
Se é tarde me perdoa
Eu cheguei mentindo eu cheguei partindo eu cheguei à toa

Se é tarde me perdoa
Trago desencantos de amores tantos pela madrugada
Se é tarde me perdoa
Eu vinha só cansada

carlos lyra / ronaldo bôscoli



fontes
imagem e vídeos: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google