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quarta-feira, 21 de setembro de 2016

Adriana Varejão e sua Arte Multifacetada

o dilúvio


A pintura é minha raiz, da mesma forma que o Brasil


Nasceu no ano de 1964, na cidade do Rio de Janeiro. É pintora e Artista Plástica contemporânea,
filha de um piloto da Aeronáutica e da mãe nutricionista, que na atualidade é grande destaque
no Brasil e no Exterior por sua obra,  revelando históricos elementos culturais ligados ao
barroco, principalmente a azulejaria da época colonial.  Ah, se nome: Adriana Varejão,
que aos 16 anos iniciou seus trabalhos na pintura e entre 1981 e 1985, participou
de  cursos livres na  Escola de Artes Visuais do Parque Lage,  Rio de Janeiro,
e três anos depois, aos 24 anos, realizou a primeira exposição individual.



adriana varejão


Acho que um dia eu acordei e virei artista

Vivendo e trabalhando no Rio de Janeiro, já obteve muitos prêmios tanto
no Brasil como em outros Países em milhares de exposições individuais, por
sua imensa projeção internacional na  Arte contemporânea brasileira.  Ela possui
influências variadas ao expressar à cada trabalho a poesia da vida e seus contrastes,
inspirando-se no inusitado sob uma  visão expressiva que por vezes,  chega a chocar os
apreciadores de sua obra,  gerando controvérsias mas, sem negação ao seu talento. Usando
técnicas que aplicadas às suas telas, desde espessas camadas de tintas até apliques de vários
tipos, seu trabalho é um misto de pintura e relevo, resultando personalíssimo, de extrema beleza.

carlos miranda (betomelodia) 




abóboda

altar







































sem título disponível
natividade

azulejos

anjos
cacos e peixes

altar amarelo









atlas
milagre dos peixes

atlantis























destaco: paisagem chinesa

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google
( tamanho das telas adaptados à diagramação )

domingo, 18 de setembro de 2016

Zé Ramalho e Fagner: Chão de Giz

fagner e zé ramalho


Chão de Giz

Mais uma vez trago um grande sucesso de Zé Ramalho, mas assim como na publicação
anterior, em um duo com outro grande ícone da Música Popular Brasileira, Fagner.
E como é sabido,  Zé é paraibano tendo nascido na cidade interiorana Brejo
da Cruz, e Moska,  "carioca da gema",  que em 27 de Agosto de 1967
veio ao mundo na então capital do Estado,  a cidade do Rio de
Janeiro. A dupla realiza bela interpretação à composição.

Quanto à letra da canção,  está presente o amor. Mas um amor impossível. Lembra
ou narra, um romance com uma mulher rica e talvez mais velha, casada com
homem rico ou influente. Parece que conheceram-se em um carnaval
e pelo fogo da paixão foram dominados,  mas tempos depois a
impossibilidade fez com que terminasse,  partindo então.
E como sempre, metáforas de Zé Ramalho na letra.

carlos miranda (betomelodia) 





Eu desço dessa solidão
Espalho coisas sobre um chão de giz
Há meros devaneios tolos a me torturar
Fotografias recortadas em jornais de folhas amiúde
Eu vou te jogar num pano de guardar confetes
Eu vou te jogar num pano de guardar confetes

Disparo balas de canhão
É inútil pois existe um Grão-Vizir
Há tantas violetas velhas sem um colibri
Queria usar quem sabe uma camisa de força ou de vênus
Mas não vou gozar de nós apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom

Agora pego um caminhão na lona vou a nocaute outra vez
Pra sempre fui acorrentado no seu calcanhar
Meus vinte anos de boy "that's over baby" Froyd explica
Não vou me sujar fumando apenas um cigarro
Nem vou lhe beijar gastando assim o meu batom
Quanto ao pano dos confetes já passou meu carnaval
E isso explica por que o sexo é assunto popular
No mais estou indo embora no mais estou indo embora no mais


zé ramalho




fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Zé Ramalho e Elba Ramalho: A Terceira Lâmina



A Terceira Lâmina

Repleta de misticismo, com linha melódica própria de uma das mais belas regiões da Brasil, o
Nordeste, mais uma vez a publico aqui no blog mas,  agora em um duo familiar com os
primos Zé Ramalho e Elba Ramalho. Ambos nasceram no Estado da Paraíba, ele
em Brejo da Cruz e ela, em Conceição do Vale do Piancó. São dois ícones
da Música Regional Nordestina no âmbito nacional e internacional,
e nada posso acrescentar que não seja conhecido por todos.


zé ramalho e elba ramalho


Creio que quanto ao significado da composição,  só o autor
poderia explicar sua mensagem, o verdadeiro sentido do poema e
por fim às muitas especulações sobre, pois sua linguagem figurada é rica
em paradigmas sobre o mistério da existência humana física e espiritualmente e
que, em sua maioria não obedecem aos limites e normas, gerando caos consciente na
busca da liberdade evolutiva.  Em verdade, a interpretação de uma canção ou de um poema, é
a libertação de um sentimento subjugado, em relação aos dogmas de nossa realidade.
Em 2013, 11 de Outubro, publiquei o vídeo oficial do lançamento da canção, e se
quiserem,  é só clicar no título a seguir em verde,  A Terceira Lâmina,  que
é o  link  que direcionará à publicação no blog  em total segurança.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )


É aquela que fere que virá mais tranquila
Com a fome do povo com pedaços da vida
Como a dura semente que se prende no fogo
De toda multidão

Acho bem mais do que pedras na mão
Dos que vivem calados pendurados no tempo
Esquecendo os momentos na fundura do poço
Na garganta do fosso na voz de um cantador

E virá como guerra a terceira mensagem
Na cabeça do homem aflição e coragem
Afastado da terra ele pensa na fera
Que o começa a devorar

 Acho que os anos Irão se passar
Com aquela certeza que teremos no olho
Novamente a ideia de sairmos do poço
Da garganta do fosso na voz de um cantador


zé ramalho




fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Oscar Araripe, Uma Técnica Personalíssima

marinha, sem título disponível



Oscar Araripe

Natural da cidade do  Rio de Janeiro, capital do Estado homônimo,  nasceu no dia 19 de Julho
de 1941. Formado em Ciências Jurídicas e Sociais em 1968 pela Faculdade Nacional de
Direito,  Universidade Federal do Rio de Janeiro,  Escritor e Artista Plástico, é um
inovador que obteve enorme sucesso em suas técnicas e estilo na pintura.

Oscar, começou a utilizar o "dracon poliester", material das velas náuticas como base de seus
trabalhos, e também o "filme laser" em substituição ao papel vegetal, inovações no ano
de 1984, que possibilitaram juntamente com suas várias e inovadoras técnicas, a
permanência de grandes trabalhos ficarem permanentemente expostos ao
ar livre. Com mais de uma centena de exposições em sua maioria de
cunho    individuais  em  várias  capitais  brasileiras  e  Países
americanos e europeus, foi detentor de muitos prêmios.



oscar araripe


Em Suas Palavras

" Eu recebo a pintura como uma dádiva, uma alegria.  Após quase 30 anos escrevendo à mão e a lápis, com a obra literária já acabada, e quase sem fôlego, eu comecei a pintar. Assim: num belo dia, cheio de vigor, eu comecei a pintar.  Eu nunca tinha pensado em pintar, em ser pintor.  Então, fiz mil auto-retratos; seiscentas e cinqüenta "transcrições visionadas" de inscrições rupestres do Brasil, dezenas de eróticos, flores, pássaros, peixes, bichos e mais bichos... e encontrei a paisagem.  Bem, eu já vivia na paisagem. Há mais de dez anos; perto do arraial de Mirantão, em Minas Gerais, em vida solidária com as plantas, os bichos, os minerais - e sonhava com a  grande anarquia interna  que apontaria ao homem o belo horizonte camponês." oscar araripe

carlos miranda (betomelodia) 




tiradentes ao longe

borboletas no brejo do sol



casario com serra de são josé


casa na serra de são josé

a matriz e o lago azul



panorâmica de tiradentes, com borboletas azuis

tiradentes - arredores

tiradentes depois da chuva



tiradentes - duas igrejas

lagoa em tiradentes com peixes

brejo azul















destaco: marinha, sem título disponível

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas:arquivo pessoal /  google
( tamanho das telas adaptados à diagramação )

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

Bernardo Caro, a Multiciplidade nas Artes

diálogo


Bernardo Caro

Natural da cidade de Itatiba,, nasceu no ano de 1931, e veio a falecer em 2007 em Campinas,
ambas cidades interioranas do Estado de São Paulo, foi um desenhista, pintor, gravador,
escultor, professor, cineasta e fotógrafo. Filho de imigrantes espanhóis, de Andaluzia,
foi um elo entre a tradicional pintura espanhola e a brasileira, sendo considerado o
artista plástico brasileiro profundamente marcado pela cultura espanhola. A sua
Arte teve início com a técnica da xilogravura ao completar 33 anos, tendo em
sua carreira utilizado múltiplos estilos e técnicas variadas.  Participou em
exposições coletivas e individuais no  Brasil,  América  Latina,  Europa,
e Japão,  com acervos na  Europa  e Estados Unidos,  tendo obtido
cerca de  trinta prêmios  por seus belos  e inovadores trabalhos.


bernardo caro


Na publicação sobre a obra de Caro, atenho-me principalmente
à sua fase durante os anos 2000, na qual ele teve uma ideia original
ao criar uma série de telas, a "Neolúndio TA", na qual ele miscigena os
nus femininos de vários Artistas Plásticos consagrados de outros Países,
como parte dos trabalhos,  com peculiar resultado em contraste com figuras
de mulheres e ambientes em imaginativos traços. Tenho certeza que apreciarão.

carlos miranda (betomelodia) 




a leiteira, vermeer

mulheres, vermeer e eva, ingres
madalena, fetti e nu, boudoy
boliche com mulher nua, hopper

elegia a gala

pastor tailandês
vênus, velasques e mulher, hopper

sol da manhã, hopper

labirinto com mulher nua, hopper
nu, hopper e mulher lendo carta, vermeer
maja desnuda, goya






















destaco: enigma V - xilogravura e lixa

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google
( tamanho das telas adaptados à diagramação )