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terça-feira, 24 de janeiro de 2017

Carybé, as Mil Faces da Arte


capoeira


" O elegante Hector Julio Paride Barnabó era um cidadão do mundo.
Argentino de nascimento, italiano de formação, carioca
quando se tornou brasileiro e eterno baiano
quando conheceu o candomblé.

E foi no candomblé que ele foi agraciado com o título de Obá de Xangô,
o posto mais alto dado pelo candomblé, motivo de
orgulho para ele, que era admirador e devoto
da religiosidade afro-brasileira, com seus
deuses modestos e humanos. "
raí t. rio


hector julio paride bernabó, carybé


No dia 7 de fevereiro de 1911, nasce em Lanús,
província de Buenos Aires, Hector Julio Paride Bernabó.
Filho de Enéa Bernabó e de Constantina Gonzales de Bernabó, herdou
do pai o espírito aventureiro.

Principiou suas andanças mundo afora aos seis meses. Saiu da Argentina
levado pelos pais para a Itália, Gênova, Roma e depois Brasil.
E aqui, na cidade de Rio de Janeiro, morando no bairro Catete, Hector
aderiu a tropa de Escoteiros do Clube de Regatas Flamengo,
cuja característica era a de seus membros usarem nomes
de peixes. Sua escolha recaiu sobre um pequeno peixe
amazônico, apelido que o acompanhou por toda a sua vida:
Carybé.

Não vou estender-me sobre fatos e outras andanças de Carybé,
pois são já bem conhecidas de todos. Nesta página,
coloquei uma pequena mostra de seus trabalhos em entalhes e
em pintura, onde notamos a forte influência da cultura
afro-brasileira, tentando resumir sua imensa obra,
obra esta que inclui ainda música, esculturas, ilustrações
jornalismo. Com a certeza que apreciarão a Arte de Carybé,
envio à todos mil e um... beijos no coração...

carlos miranda (betomelodia) 




oxalufan   e   iyami

iroko   e   oxumaré

    
oxum   e   yemanja

exú   e   ewa

ogum   e   iansan

   
ibeji                          orunmilá-ifá                      otin




feminino na praia

puxando rede

cotidiano

músicos



destaco:  cangaceiros


fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
pesquisas: arquivo pessoal / google

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Luisa Libardi e a Paixão por Sua Terra

mulher de pedra - pastel seco


Piracicaba, cidade interiorana do Estado de São Paulo,
no ano de 1958 foi agraciada com o nascimento de uma iluminada menina,
Maria Luisa Scudeller Libardi.

A cidade, fonte de belezas naturais, é cortada pelo
rio que à ela deu nome e que vem da língua tupi-guarani,
significando “lugar onde os peixes param”.
Ali, dentro do espaço urbano ficam as corredeiras do
Rio Piracicaba, que dificultam o nadar dos peixes rio acima para a desova,
e em meio a tantas maravilhas, um talento foi despertado.


luisa libardi

No ano de l981, formou-se em engenharia civil pela Esalq mas,
as artes plásticas despertaram seu interesse. Maria Luisa adotou
o nome de Luisa Libardi e estudou as mais variadas técnicas.
O resultado foi um brilhante caminhar de temas, do figurativos ao 
abstracionismo, culminando com sua atual técnica, única e reveladora
de ousadia, inovação e fértil visão em cada detalhe observado.

Assim, como artista, Luisa Libardi mostra-nos com maestria sua arte,
levando-nos a sentir por meio de fortes ou suaves nuances de cores,
formas e sentimentos que na realidade talvez passassem-nos desapercebidos,
o que podemos observar em seus trabalhos sobre os canaviais da região,
retratando os trabalhadores no corte da cana.
A seguir, uma pequena mostra de suas criações...

carlos miranda (betomelodia) 




arritmia - óleo

canas ocres - óleo

essência renovável - acrílica

à margem do asfalto - acrílica

movimento -  aquarela


caminhos I - aquarela

bicicleta X - pastel oleoso

ensolarado - pastel oleoso

trabalhador - pastel seco

mirante I -  pastel seco



casa do povoador - piracicaba - são paulo


Localizada na rua do porto às margem do rio, é tida como uma das primeiras casas construídas na época do povoamento, sendo considerada a residência de um dos primeiros povoadores de Piracicaba, o capitão Antonio Corrêa Barbosa. tombada como patrimônio histórico do Estado e do Município, abriga hoje um centro cultural onde são realizadas exposições, mostras e oficinas de arte. (sic)


fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

domingo, 22 de janeiro de 2017

Silvio Pinto, Retratos da Alma Carioca


marinha


" Estávamos eu, Milton da Costa e o Sylvio Pinto na Ilha do Governador,
quando chegou um garoto vendendo pés-de-moleque.
O Pinto dirige-se ao guri e pergunta se ele quer trocar seis doces
pelo quadro que estava no seu cavalete e o garoto
se afastou, assustado: "Tá besta?!"
O pintor balançou a cabeça, pensou um pouco, 
olhou uma vez mais o quadro no cavalete e saiu-se com essa:
Isso é que é: não vale um pé-de-moleque..."
     Bustamante Sá 


 

Nascido na cidade de Rio de Janeiro em 17 de março de 1918,
Silvio Pinto da Silva, pintor, professor de artes plásticas
e cenarista,  lá veio a falecer em 03 de abril de 1997.
Em suas telas, retratou o modo de viver dos cariocas.
Pintou  as festas, as paisagens marinhas e outras mais, que fazem
com que o Rio de Janeiro tenha o título de Cidade Maravilhosa.
Nesta página, um pouco de sua vida e obras .

Filho de Bernardo Pinto da Silva, pintor, dele recebeu 
as primeiras noções de Artes Plásticas, vindo a formar-se no
Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro.  

Na então Capital da República, no início da década de 1930, ele 
participou do grupo de artistas que incentivaram o movimento
modernista brasileiro, o Núcleo Bernadelli e no final dela,
criou vários cenários para o teatro além de várias alegorias
para os blocos carnavalescos da época.

Mas, vamos ao que interessa, ou seja, divulgar suas obras que, 
ao contrário do que disse o guri dos pés-de-moleque no texto de abertura
possuem grande mérito. A seguir uma pequena seleção
que tenho certeza, muito apreciarão.

carlos miranda (betomelodia) 




a baiana no pelourinho

praia de búzios - rj

jacarézinho - rj
mosteiro de são bento - sp

natureza morta com uvas

o circo
ouro preto




destaco: sorriso

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sábado, 21 de janeiro de 2017

Thaís Ibañez e a Cultura Brasileira

mulheres do campo


" O foco principal da minha arte é a valorização da cultura brasileira;
procuro representar nas minhas pinturas as mais intensas
manifestações do meu povo, que são a música, a dança,
o artesanato e tudo que faça parte do "Folclore Brasileiro. "

" Utilizo cores vivas que representam o clima tropical e
o calor humano do meu país, e faço delas uma fonte de alegria. "


 


Em 19 de fevereiro de 1982, a Arte Brasileira ganhou mais
uma representante: nascia então na cidade de Diadema, em São Paulo,
aquela que com uma visão única, dedicaria-se à retratar em
belas obras a real face da Cultura Brasileira.

Autodidata, sucesso no Brasil e em vários países como nos
Estados Unidos, Canadá, França e Sérvia, Thaís deu início a sua
carreira aos 18 anos, obtendo destaque por sua espontaneidade e
por suas criações em firmes traços.

As mulheres em trajes coloridos, a musicalidade por 
traz de suas obras e as belas cores tropicais, revelam um
estilo de Arte único, revelando ao mundo as tradições
e as muitas faces deste nosso amado Brasil.

Apresento à todos, algumas telas desta talentosa artista.

carlos miranda (betomelodia) 



casa do samba
cores do vilarejo
forno a lenha
sabor tropical
ginga brazuca
migrantes
volta brasileira



retirantes

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google