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sexta-feira, 5 de junho de 2020

Baby do Brasil, Todo Dia Era Dia De Índio



O que  escrever sobre esta dupla de maravilhosas intérpretes da nossa Música? Elza Soares já foi 
destaque muitas vezes e Baby do Brasil também. Se mais um pouco quiserem saber sobre
elas, basta clicar nos link's na cor verde. Escolhida para ilustrar esta postagem uma
composição de  Jorge Ben Jor,  que narra a falta de respeito e consideração
para com aqueles que conosco compartilharam esta maravilha: Brasil. 

carlos miranda (betomelodia) 




Curumim chama Cunhatã que eu vou contar
Curumim chama Cunhatã que eu vou contar
Todo dia era dia de Índio todo dia era dia de Índio
Curumim Cunhatã Cunhatã Curumim

Antes que o homem aqui chegasse às Terras Brasileiras
Eram habitadas e amadas por mais de 3 milhões de Índios
Proprietários felizes da Terra Brasilis
Pois todo dia era dia de Índio todo dia era dia de Índio

Mas agora eles só tem o dia 19 de Abril
Mas agora eles só tem o dia 19 de Abril amantes da natureza
Eles são incapazes com certeza de maltratar uma fêmea
Ou de poluir o rio e o mar preservando o equilíbrio ecológico
Da terra fauna e flora pois em sua glória o Índio
É o exemplo puro e perfeito próximo da harmonia
Da fraternidade e da alegria da alegria de viver da alegria de viver

E no entanto hoje o seu canto triste é o lamento de uma raça que já foi muito feliz
Pois antigamente todo dia era dia de Índio todo dia era dia de Índio
Todo santo dia era dia de Índio mas todo dia era dia de Índio

jorge ben jor




fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quarta-feira, 25 de março de 2020

Aline Calixto, Não Chora Nenén


Napágina de hoje, Aline Calixto nos traz um resgate da obra de Ivone Lara, "Não Chora Nenén" e
como sempre, com impecável apresentação e domínio de palco. Tanto Aline como Dona Ivone
Lara já marcaram presença aqui no Blog e para saberem mais sobre estas Artistas, basta
clicar nos links na cor verde para visualizarem suas primeiras participações no Blog.

carlos miranda (betomelodia) 



Não chora neném meu bem não chora neném meu bem
Eu falei pra você que um homem
Não chora neném meu bem não chora neném meu bem

Meu passado foi sofrido o presente melhorou
Do futuro só Deus sabe eu sempre curti a mocidade
Porque o tempo me ensinou do que é bom correr atrás
Reconquistei a minha paz agora não choro mais

dona ivone lara

 

fontes
imagem(s) e vídeo(s): arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

domingo, 15 de março de 2020

Caetano Veloso, Alguém Me Avisou


Um dos Artistas brasileiros mais influente e controverso de nosso universo musical, compositor,
intérprete e de grandes performances nos palcos e também um ideólogo, que desde meados
da década de 1960, tido como debatedor e agitador cultural por excelência, possui o dom
da sofisticação  em suas canções ao compor e ao interpretar com releituras afetivas e
ou provocativas, grandes sucessos em vários gêneros musicais brasileiros. Ele é
destaque em várias páginas aqui no Blog, e entre elas duas destacando o que
escrevi acima sobre duas suas composições:  "Não Enche" e "Reconvexo".

Agora, um pouco sobre Dona Yvone Lara,  também conhecida por Grande Dama do Samba assim
como Rainha do Samba. No início da criação das  Escolas de Samba  no Rio de Janeiro, o fato
é que o papel das mulheres no mundo do Samba, por tradição,  era restrito ao coro, até o
que uma mulher entrou nesse cenário um tanto 'machista' e transformou em definitivo
o papel feminino na Escola e essa mudança tem um nome: Dona Yvone Lara. A sua
origem humilde e sofisticação em sua formação musical,  sempre foi destaque
como musicista e isso a tornou a primeira compositora de  "Samba  Enredo",
abrindo caminho  para as mulheres na ala de compositores das Escolas.

carlos miranda (betomelodia) 



Eu vim de lá eu vim de lá pequenininho
Mas eu vim de lá pequenininho
Alguém me avisou pra pisar nesse chão devagarinho

Sempre fui obediente mas não pude resistir
Foi numa roda de samba que juntei-me aos bambas pra me distrair
Quando eu voltar à Bahia terei muito que contar
Ò padrinho não se zangue que eu nasci no Samba e não posso parar

Foram me chamar eu estou aqui o que é que há

dona yvonne lara



fontes
imagem(s) e vídeo(s): arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google


quinta-feira, 5 de março de 2020

Vander Lee, Estrela



Certa noite em uma reunião virtual com com um casal de Músicos sobre a atualidade da Música no
nosso querido Brasil, a referência a um nome que em sua curta carreira no nosso Universo
Musical, me trouxe à lembrança uma das mais bonitas interpretações de um clássico,
com linha melódica criada por Tom Jobim  e letra de Dolores Duran, eu ouvi. 

O autor desta interpretação, Vander Lee, nos deixou em 2016 mas não antes
de legar suas composições, suas interpretações aos apreciadores de uma voz clara
e afinada ao entoar uma canção.  Vander marcou presença aqui interpretando "Iluminado" e
"Por Causa de Você", esta que acima mencionei.  Para ouvi-las é só clicar nos títulos na cor verde.

carlos miranda (betomelodia) 




Trem do desejo penetrou na noite escura
Foi abrindo sem censura o ventre da morena terra
O orvalho vale a flor que nasce desse prazer
Nesse lampejo de dor meu canto é só pra dizer
Que tudo isso é por ti eu vi virei estrela eu vi virei estrela

Uma jangada à deriva céu aberto
Leva aos corações despertos a sonhar com terras livres
Veio a manhã e eu parti mas quando cheguei aqui
Os astros podem contar no dia em que me perdi
Foi que aprendi a brilhar eu vi virei estrela eu vi virei estrela

Eu vi virei estrela trem do desejo


vander lee



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google]

terça-feira, 25 de fevereiro de 2020

Marcos Valle, Viola Enluarada



Nesta publicação, a composição dos irmãos Marcos (linha melódica), e Paulo Sérgio Valle (letra), foi
criada em 1967, representando de poética maneira o movimento político do Brasil na década
de sessenta: Viola Enluarada, e sobre esta Toada Marcos Valle nos diz como ela nasceu.

..."e quando voltei em 1968, eu estava com muitas saudades do Brasil, que estava vivendo aquele
período político difícil. 'Viola Enluarada' é totalmente de protesto, bem brasileiro mesmo.
Musicalmente eu sempre busco algo novo, estou atento ao que está acontecendo. Nas letras eu
sempre quis provocar de alguma maneira, em termos políticos, como Viola Enluarada"...
( texto parcial extraído de uma declaração de Marcos Valle )




( obs: quanto a "momento político" e quanto a "protesto", a composição está atualizada não é Brasil? )
>>> observação acima amparada no Art. 5, inc. IX da Constituição Federal de 1988 <<<


carlos miranda (betomelodia) 




A mão que toca um violão se for preciso faz a guerra mata o mundo fere a terra
A voz que canta uma canção se for preciso canta um hino louva a morte
Viola em noite enluarada no sertão é como espada esperança de vingança
O mesmo pé que dança um Samba se preciso vai à luta capoeira

Quem tem de noite a companheira sabe que a paz é passageira
Pra defendê-la se levanta e grita eu vou
Mão violão canção espada e viola enluarada pelo campo e cidade
Porta bandeira capoeira desfilando vão cantando Liberdade


marcos valle / paulo sérgio valle



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google