google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Ismael Nery: Expressionismo, Cubismo e Surrealismo

o homem e o cachorro


" Não tenho sido na vida senão um grande ator sem vocação.
Ator desconhecido, sem palco, sem cenário e sem palmas."
ismael nery


Foi em Belém do Pará no ano de 1900, que nasceu Ismael Nery. Descendente de indígenas, holandeses
e africanos, a Arte foi um de seus principais objetivos. Em 1909, mudou-se com a família para o Rio
de Janeiro, onde aos 17 anos, matriculou-se na Escola Nacional de Belas Artes. Três anos mais
tarde viajou pela Europa onde em Paris, cursou a Academia Julian e a Escola de Arte.

Após dois anos em Paris, voltou ao Brasil e criou trabalhos com tendências expressionistas, fase que 
durou até 1923. O cubismo, a segunda fase de sua obra, foi de 1914 à 1927, quando ao término
permeou o essencialismo. Ismael em sua terceira e derradeira fase nas Artes Plásticas, de
1928 a 1934, utilizou o estilo surrealista para dar vazão aos seus problemas íntimos.


ismael nery

Sua primeira exposição em sua cidade natal, foi um fracasso de público e crítica, o que repetiu-se
em 1929, em uma mostra no Palace Hotel do Rio de Janeiro. Sua obra era inovadora demais
para sua época, com forte influência de grandes Mestres do surrealismo tais como Noll,
Chagall e Breton, assim como do cubismo de Picasso e também da metafísica de
Chirico. Interessante é que Ismael não era adepto de temas brasileiros pois
os considerava limitados, regionalistas e muito explorados.

Diagnosticado em 1929 como portador de tuberculose, internado num sanatório por dois anos,
não mais podendo trabalhar com as tintas, morreu sem reconhecimento em 1934, em um
Mosteiro Franciscano na cidade do Rio de Janeiro. Dedicou toda sua curta vida para
a Arte, sua maior vocação. Mas, sua fama veio na VIII Bienal de São Paulo com
a exposição de alguns trabalhos seus, hoje tidos como precurssores da
moderna Arte Brasileira. Seus quadros são procurados por muitos
colecionadores e galerias. Atemporal, inovadora é sua obra.

carlos miranda (betomelodia) 




três figuras

duas figuras

surrealista

autoretrato


sem título disponível


adalgisa e o artista

nú feminino

nú masculino


amantes



destaco: namorados


fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário