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domingo, 5 de janeiro de 2014

Gilberto Gil, Caetano Veloso e Ivete Sangalo: Super Homem, a Canção

betomelodia.blogspot.com


Esta é por mim considerada uma das mais belas linhas melódicas de Gilberto Gil,
em uma perfeita sintonia entre a poesia da letra e as harmonias que dela
fazem parte, assim como Retiros Espirituais e Pai e Mãe,  composições que ele
revela terem sido criadas por ele com a letra e a música escritas ao mesmo tempo.

Ele conta que de passagem pelo Rio de Janeiro, ficou hospedado em casa
de Caetano Veloso, aguardando a hora de embarcar para os Estados
Unidos. Foi dormir por volta de uma da madrugada. Mas logo foi despertado
pela voz entusiasmada de Caetano narrando a cena ao final do filme que
havia ido assistir, Super Homem, O Filme. E conforme ele o descrevia,
Gil a "assistia" , graças ao incrível poder de narrativa nos mínimos
detalhes, de Caetano. Conversaram um pouco e foram dormir.

Mas felizmente, Gil não conseguiu dormir. A narrativa de Caetano fez com
que ficasse gravada em sua mente a cena do herói revertendo a rotação da Terra
por causa da mulher que amava e que havia morrido, voltando o tempo e
assim trazendo-a de volta à vida. Levantou da cama, acendeu a luz, pegou o
violão e começou a compor. Em cerca de uma hora, lá estava a canção.
Na manhã seguinte, cantou-a para Caetano que a classificou: "Linda!".


caetano veloso, ivete sangalo e gilberto gil

Fez parte de meu repertório, lógico. O interessante é que alguns de meus
amigos ouvintes perguntavam-me o que queria dizer "minha porção mulher".
Em resposta, após algumas pesquisas, abaixo as palavras do autor:

" Muita gente confundia essa música como apologia ao homossexualismo,
e ela é o contrário. O que ela tem, de certa forma, é sem dúvida uma insinuação
de androginia, um tema que me interessava muito na ocasião. Me interessava
revelar esse embricamento entre homem e mulher, o feminino como
complementação do masculino e vice-versa, masculino e feminino como
duas qualidades essenciais ao ser humano. Eu tinha feito Pai e Mãe antes,
já abordara a questão, mais explicitamente da posição de ver o filho como o
resultado do pai e da mãe. Em Super Homem - a Canção, a ideia central é
de que pai é mãe, ou seja, todo homem é mulher e toda mulher é homem."

gilberto gil

A seguir, um trio de ótimos representantes de nossa Música, Gilberto Gil,
Caetano Veloso e Ivete Sangalo, em uma bela interpretação desta
criação de Gil, Super Homem, a Canção.

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )


Um dia
Vivi a ilusão de que ser homem bastaria
Que o mundo masculino tudo me daria
Do que eu quisesse ter

Que nada
Minha porção mulher que até então se resguardara
É a porção melhor que trago em mim agora
É que me faz viver

Quem dera
Pudesse todo homem compreender oh mãe quem dera
Ser o verão o apogeu da primavera
E só por ela ser

Quem sabe
O Super Homem venha nos restituir a glória
Mudando como um deus o curso da história
Por causa da mulher

gilberto gil



fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sexta-feira, 3 de janeiro de 2014

Ednardo, Terral

betomelodia.blogspot.com


A postagem de hoje é sobre um talentoso Músico lá do Nordeste.
Ele foi um dos que iniciaram carreira musical na década de setenta, época
em que outros nomes da Música Popular Brasileira tais como Belchior,
Amelinha e Fagner, também despontaram.

Nascido em São Benedito, Ceará, no ano de 1945, foi na capital do estado,
Fortaleza, que iniciou sua trajetória musical vencendo seu primeiro festival,
o "Nordestino da Música Brasileira". Foi então que passou a ter projeção,
a ter maior repercussão no cenário musical cearense, sendo por suas
composições reconhecido nacional e internacionalmente. Seu nome é
José Ednardo Soares Costa Sousa, ou como é conhecido, Ednardo.


ednardo


Com grande contribuição para a promoção da cultura musical e artística
do Ceará, teve vários parceiros em suas obras além de atuações em teatro
e cinema. Uma de suas composições, "Pavão Mysterioso", foi tema de
uma novela em 1976, tendo hoje mais de 50 regravações no Brasil,
Europa, Japão, Israel e Américas do Sul, Central e do Norte.

O vídeo que apresento, traz Ednardo cantando um de seus grandes
sucessos, "Terral", tendo sido produzido em Jericoacoara, um
paraíso localizado no Ceará, seu estado natal.


carlos miranda (betomelodia) 





Eu venho das dunas brancas onde eu queria ficar
Deitando os olhos cansados por onde a vida alcançar
Meu céu é pleno de paz sem chaminés ou fumaça
No peito enganos mil na Terra é pleno abril

Eu tenho a mão que aperreia eu tenho o sol e areia
Sou da América sul da América South America
Eu sou a nata do lixo eu sou o luxo da aldeia eu sou do Ceará

Aldeia Aldeota estou batendo na porta prá lhe aperriá
Pra lhe 'aperriá' pra lhe 'aperriá'
Sou a nata do lixo eu sou o luxo da aldeia eu sou do Ceará
A Praia do Futuro o farol velho e o novo os olhos do mar
São os olhos do mar são os olhos do mar
O velho que apagado o novo que espantado vento a vida espalhou
Luzindo na madrugada braços corpos suados na praia fazendo amor

ednardo 



fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quarta-feira, 1 de janeiro de 2014

Djavan, Lambada de Serpente



Uma composição do poeta e compositor Cacaso, nascido lá em Uberaba,
uma interiorana cidade das Minas Gerais, onde outrora escravos eram
recrutados para o trabalho nas plantações das grandes fazendas da época.

Musicada por Djavan, ela narra em belas metáforas os sonhares, o trabalho
escravo, saudades da terra natal e o desejo de livrarem-se da tirania em
que viviam.  A "lambada de serpente" é o açoite e o "grão de pé de guerra,
pra colher dente por dente", o desejo de vingança contra os que os
obrigam a trabalhar de sol à sol em condições desumanas.


d j a v a n 

Esta Música traz-me uma vívida e grata recordação.
Certa noite em Campo Grande, Mato Grosso do Sul, a bela capital do Estado
onde residi por 28 anos, estando eu no palco e tendo terminado uma
interpretação de "Oceano", de Djavan, minha filha caçula, Talita, subiu ao
palco pedindo-me para usar o microfone. Surpreso o cedi. Para meu
meu espanto ela virou-se pedindo aos meus Músicos: "Lambada de Serpente,
Dó+
". Cantou perfeitamente. Foi muito aplaudida. Orgulho meu.



t a l i t a 

Hoje, seu aniversário, dedico à ti minha filha esta postagem.
Felicidades e que seus sonhos se concretizem.


carlos miranda (betomelodia) 



"Cuidá dum" pé de milho
Que demora na semente
Meu pai disse meu filho
Noite fria tempo quente

Lambada de serpente
A traição me enfeitiçou
Quem tem amor ausente
Já viveu a minha dor

No chão da minha terra
Um lamento de corrente
Um grão de pé de guerra
Pra colher dente por dente

Lambada de serpente
A traição me enfeitiçou
Quem tem amor ausente
Já viveu a minha dor

cacaso / djavan



fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Virgílio Dias e o Amor ao Rio de Janeiro

betomelodia.blogspot.com
lagoa rodrigo de freitas


Era uma vez um Artista Plástico carioca que, embora nascido no ano de
1973, começou a pintar um ano depois e que tem a Arte como ponto de
maior importância em sua vida.

Vou explicar. O nome do autor desta grande façanha é Virgílio Dias,
nascido em Rio de Janeiro no ano de 1956, que após sofrer um grave
acidente de trem em que perdeu seu braço direito, aprendeu a usar
o esquerdo, dedicando-se inteiramente à Arte.


virgílio dias

Um carioca apaixonado pelo centro do Rio, com suas antigas ruas e os
velhos casarões que ao tempo sobreviveram, um cenário perfeito que
com as pessoas que por lá passam, dão vida ao cotidiano da cidade e
que são os temas preferidos em suas obras. Ele é capaz de pintar
ao ar livre não importando se sob forte sol ou chuva.

Considerado pela crítica como um dos mais importantes e talentosos
Impressionistas da atualidade na América Latina, Virgílio Dias
partiu para o mundo pintando o seu caminhar trilhado, com enorme
talento e maestria, sempre com seu grande ateliê, a rua, os lugares
onde no momento de suas criações ele está.

A seguir, uma pequena mostra de suas telas retratando a cidade
que é sua paixão, o Rio de Janeiro

carlos miranda (betomelodia) 




cinelândia

bar amarelinho

praça xv, chafariz

relógio da glória

largo santa rita

leblon, fim de tarde

leme

praia da urca

praia vermelha

praia de botafogo


destaco: teatro municipal

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

domingo, 29 de dezembro de 2013

Caetano Veloso, Língua

betomelodia.blogspot.com


Em muitas suas composições, Caetano Veloso sempre nos traz uma
crítica em defesa da cultura brasileira, valorizando suas diversas
facetas, seja no idioma pátrio ou nos costumes de nosso miscigenado
povo tais como a música, poesia, literatura ou seja, artes e costumes
regionais, lembrando-nos que tudo isso foi absorvido das várias
etnias formadoras de nossa população, criando nosso próprio
conceito cultural. Um celeiro mundial de tradições.



caetano veloso

No vídeo que ilustra esta postagem, Caetano enfatiza os valores
étnicos e culturais do Brasil com muita brasilidade, enfocando a língua
portuguesa como um marco dentro de nossa Nação e também, como
crítica aos que gostam de acrescentar modismos estrangeiros à
gramática já tão diferenciada de nossa lingua Pátria. Eis como
ele descreve seu patriotismo:

"Pátria não, Mátria! ... Mátria? Sim, mas também Fátria!"

Uma perfeita alusão à letra do Hino Nacional Brasileiro que, em
duas de suas estrofes cita: "Dos filhos deste solo és mãe gentil...",
a Mátria todos nós e, "Se o penhor dessa igualdade...", a Fátria,
a fraternidade de nossos irmãos brasileiros. 

carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )


Gosta de sentir a minha língua roçar a língua de Luís de Camões
Gosto de ser e de estar
E quero me dedicar a criar confusões de prosódia
E uma profusão de paródias que encurtem dores
E furtem cores como camaleões

Gosto do Pessoa na pessoa da rosa no Rosa
E sei que a poesia está para a prosa
Assim como o amor está para a amizade
E quem há de negar que esta lhe é superior
E deixe os Portugais morrerem à míngua
"Minha pátria é minha língua" fala Mangueira fala

Flor do Lácio sambódromo lusamérica latim em pó
O que quer o que pode esta língua

Vamos atentar para a sintaxe dos paulistas
E o falso inglês relax dos surfistas
Sejamos imperialistas cadê sejamos imperialistas cadê

Vamos na velô da dicção choo-choo de Carmem Miranda
E que o Chico Buarque de Holanda nos resgate
E xeque-mate explique-nos Luanda
Ouçamos com atenção os deles e os delas da TV Globo
Sejamos o lobo do lobo do homem
Lobo do lobo do lobo do homem
Adoro nomes nomes em ã de coisas como rã e ímã
Ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã ímã nomes de nomes
Como Scarlet Moon de Chevalier Glauco Mattoso
e Arrigo Barnabé e Maria da Fé e Arrigo Barnabé

Flor do Lácio sambódromo lusamérica latim em pó
O que quer o que pode esta língua

Incrível é melhor fazer uma canção
Está provado que só é possível filosofar em alemão
Se você tem uma ideia Incrível é melhor fazer uma canção
Está provado que só é possível filosofar em alemão
Blitz quer dizer corisco Hollywood quer dizer Azevedo
E o Recôncavo e o Recôncavo e o Recôncavo meu medo
A língua é minha Pátria e eu não tenho Pátria
tenho Mátria e quero Fátria

Poesia concreta prosa caótica ótica futura
Samba-rap chic-left com banana
( Será que ele está no Pão de Açúcar - Tá 'craude brô' - Você e tu -
Lhe amo - 'Qu'é qu'eu' te faço nego - Bate ligeiro - 'Arigatô arigatô' )
Nós canto-falamos como quem inveja negros
Que sofrem horrores no gueto do Harlem
Livros discos vídeos à mancheia
E deixa que digam que pensem que falem

caetano veloso



fontes
imagens e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google