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segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Amorelli e a Eterna Busca

mundos paralelos de um guerreiro


Minas Gerais. Terra de muitos talentos. Minas que sempre
nos surpreende com a revelação de novos e, por que não, já
consagrados nomes nas artes plásticas, música e outras muitas facetas
da Arte Brasileira. E foi lá nas Gerais, na cidade de
Três Corações no ano de 1948, que nasceu aquele que hoje nos
deslumbra com suas telas:
Gledson Franqueira Amorelli.

Seu amor pela pintura vem de quando ainda era bem jovem era.
Teve como seus mestres Guignard e Frederico Bracher Jr. no
Centro Acadêmico da Escola Guignard, onde formou-se
no Curso Superior de Belas Artes.

Mas, melhor que palavras, suas telas falam por si,
como podemos ver nesta pequena mostra de seus trabalhos
na série dedicada com muito amor à Amazônia e aos
povos indígenas que lá habitam.

carlos miranda (betomelodia) 


gledson amorelli


 " A Infinidade do Limite.
Assim a vida se mostra para mim.
Um recomeçar contínuo
mesmo quando tudo parece finalizado.
Assim também é o trabalho.
Um eterno procurar sem nunca realmente se
satisfazer completamente. Eu preciso voar, conhecer meu
próprio mundo e o que me rodeia. Não há como ficar parado,
amarrado ao que cada um se julga dono ou posseiro.
Quero cada dia ser um e todos os dias me superar,
mesmo que muitas vezes me sinta completamente frustrado
por não ter conseguido chegar. Este dia não é o último nem o único,
eu sei e assim farei eternamente em minha vida.
Voar... sonhar... pesquisar... e trabalhar...
voar novamente e para sempre pesquisar para não
morrer sem a tentativa da descoberta seguinte."

amorelli




colheita de flores
minha paixão
xingu
guardião
mico leão
senhor dos sonhos
majestade
colheita de algodão
são francisco

destaco: o vencedor

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto 1: carlos miranda (betomelodia) - texto 2: amorelli
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

domingo, 8 de janeiro de 2017

Orlando Teruz e Sua Arte Cotidiana

moça no balanço


No ano de 1902, na cidade de
Rio de Janeiro, nasceu Orlando Rabello Teruz.

De descendência  árabe, aos 18 anos ingressou na
Escola de Belas Artes, sendo aluno de
Rodolfo Chambelland e de Batista da Costa.

Teruz, a partir de 1924, paticipou de várias exposições
no Salão Nacional de Belas Artes, nas quais obteve
menções honrosas, medalhas de bronze e prata, além dos
prêmios de viagem ao estrangeiro e de viagem pelo
Brasil. Participou também das Bienais em São Paulo
nos anos de 1951 e 1953, além de várias mostras coletivas
e individuais no Brasil e no exterior.


orlando teruz


Sua obra demonstra constância e estilo definido
durante toda a carreira, facilmente reconhecível por sua
técnica e por sua temática, que preferiu aprofundar a variar.
Seus temas normalmente são populares, pintando favela,
cidades do interior, passistas de frevos
e jovens moças de bela sensualidade, o que é marcante
nas criações de Orlando Teruz.
Na cidade em que nasceu, Rio de Janeiro, Teruz
veio a falecer no dia 17 de agosto de 1984.

A seguir, uma pequena mostra de suas belas criações.

carlos miranda (betomelodia) 




mulher
favela
cotidiano na favela
cena de favela
cabra cega
futebol
lavadeiras
pulando corda


destaque: casas no morro

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sábado, 7 de janeiro de 2017

Danilo Di Prete, Introdutor da Arte Cinética no Brasil


danilo di prete


" A meu modo de ver, a arte deve ter alma,
vida e movimento.
Hoje me parece que um quadro apenas pintado
é um objeto morto numa parede.
Pois os meus quadros têm luz, som, ruídos,
movimentação eletrônica, vida.
Uma arte não só cinética, mas com som, também. "


Nascido em Zambra, Itália em 1911,
falecido na cidade de São Paulo, capital do
estado em 1984, autodidata, deu início
à sua carreira de pintor em 1931.
Na Itália, em Viareggio, preparava bonecos de 
'papier machê' para desfiles carnavalescos, o que
alicerçou seu estilo na Arte Cinética.

Na Itália, durante a II Guerra Mundial foi telegrafista,
participando do Grupo de Artistas Italianos em Armas,
com trabalhos que representavam cenas da guerra
na Albânia, Grécia e Iugoslávia. Veio para o Brasil
 ao término da guerra, aqui chegando
em  setembro de 1946, radicando-se na cidade
de São Paulo, onde trabalhou por quatro anos como
programador visual,



limões - prêmio na bienal de são paulo em 1951



Tornou-se amigo de Francisco Ciccilo Matarazzo Sobrinho,
e em uma conversa, sugeriu à ele a criação de uma
Bienal de Arte como a de Veneza.
Aceita sua sugestão, em 1951, ano da primeira Bienal,

obteve o prêmio nacional de pintura, com a tela Limões.
Assim, tornou-se nacionalmente conhecido, tendo
participado das Bienais até o ano de 1967.   

A  Arte de Di Prete seguiu um caminho
intimista e figurativo, repleta de contrastes de cores
e formas, passando por diversos estágios desde
o ano de 1960. Nessa evolução, buscava a
informalidade do abstracionismo, tendo
então abandonado a bidimensão para tornar
sua Arte Cinética sua maior expressão.

À seguir, uma pequena mostra de sua obra,
belas expressões da pintura brasileira.

carlos miranda (betomelodia) 




cinético
título indisponível
título indisponível

título indisponível

paisagem cósmica
lua
abstrato


destaque: abstração II

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Martins de Porangaba e Sua Contribuição à Arte Brasileira

martins de porangaba


Ano, 1944. Vinte de Abril. Na cidade de Porangaba,
interior do estado de São Paulo, nasceu Martins,
aquele que mais tarde seria reconhecido a nível
internacional por suas obras, assinando como
Martins de Porangaba.

Em 1962 criou sua primeira pintura e em 1967, cursou
a Associação Paulista de Belas Artes, tendo tido
reconhecimento nos anos oitenta com a série Macunaíma,
inspirada na obra de Mário de Andrade.

Participou em várias exposições individuais no
Brasil e em diversos países, sendo agraciado com o
prêmio Revelação em 1982, pela APCA. Suas obras estão
presentes em muitas coleções particulares e em
vários museus, no Brasil e no exterior.

Nesta postagem, uma homenagem ao seu
imenso talento, onde uma pequena mostra de sua
maravilhosa contribuição à Arte Brasileira farei,
com algumas de suas criações em
várias épocas e fases criativas.

carlos miranda (betomelodia) 




paisagem

o tocador de violão

o riacho

o circo II

a lenda do uirapuru

tango

o lobisomem e a donzela

o quinteto delas


destaque: nu

fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google
 ( texto baseado no original de enock sacramento )