google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

terça-feira, 4 de abril de 2017

Qinteto Casuarina, Disritmia

quinteto casuarina


Na publicação de hoje, o destaque é Casuarina. Mas não a casuarina que tenho em meu jardim, também
conhecida como "pinheiro australiano", que em muitos Países é considerado como uma espécie
arbórea invasora, e que pode alcançar altura de trinta e cinco metros. Mas há semelhança.

A cidade,  Rio de Janeiro e o bairro,  Humaitá.  Foi no ano de 2001 que,  alguns rapazes reuniam-se para
ensaiarem as composições de sucesso de nosso  universo musical.  A casa por eles usada para
ensaio ficava na Rua Casuarina, e eles jamais pensaram no rumo que suas apresentações
pelo bairro iriam tomar. Ao contrário do pinheiro de lento crescimento, o talento e a
simpatia  dos rapazes  levou-os com rapidez  ao sucesso,  não só no Brasil
em muitas e muitas cidades, também em vários Países desse nosso
maravilhoso planeta azul. Na escolha do nome para divulgar
sua Arte,  prestaram homenagem à rua em que tudo
teve início: Casuarina, o nome do quinteto.

A semelhança acima mencionada:  nascido
sem pretensões  de alcançar  o renome  a que hoje
faz jus, o  Quinteto Casuarina  cresceu rápido e o Samba do
nosso  Brasil foi levado à alturas sequer sonhadas em seu início, ao
superar em muito os  trinta e cinco metros do  "pinheiro australiano".   Mas
quanto ao fato da homônima casuarina  ser considerada uma "invasora"  em alguns
Países, a Casuarina quinteto também é uma "invasora", pois levou o ritmo que é o símbolo
musical brasileiro, o Samba, para terras distantes, divulgando em seus palcos letras repletas de
imagens  embaladas em melodias inspiradoras.  Do Humaitá para a Lapa,  da Lapa para lotar a Fundição
Progresso, espaço com capacidade para cerca de  cinco mil pessoas,  e da Fundição, finalmente
para o mundo.  Foi uma  "invasão"  em poucos anos  de existência,  do Quinteto Casuarina,

devido ao bom gosto na escolha do repertório,  nas novas roupagens e resgate de
clássicos Sambas e, como acima mencionei, na simpatia e profissionalismo
dos integrantes do grupo. Tenho certeza que a postagem agradará.

carlos miranda (betomelodia) 




Eu quero me esconder debaixo desta tua saia prá fugir do mundo
Pretendo também me embrenhar no emaranhado destes teus cabelos
Preciso transfundir teu sangue pro meu coração que é tão vagabundo
Me deixe te trazer num dengo prá num cafuné fazer os meus apelos
Me deixe te trazer num dengo prá num cafuné fazer os meus apelos

Eu quero ser exorcizado pela água benta deste olhar infindo
Que bom é ser fotografado mas pela retinas destes olhos lindos
Me deixe hipnotizado prá acabar de vez com essa disritmia
Vem logo vem curar teu nêgo que chegou de porre lá da boemia
Vem logo vem curar teu nêgo que chegou de porre lá da boemia


martinho da vila



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

sábado, 1 de abril de 2017

Nando Reis e Roberta Campos: De Janeiro a Janeiro

nando reis e roberta campos


Foi na cidade interiorana de Paraopeba Estado de Minas Gerais, que em 29 de Dezembro de 1977
nasceu Roberta Cristina Campos Martins Sant’Ana. Cantora e compositora, o interesse pela
Música nasceu em sua infância, influenciada por um tio apaixonado pelos acordes e
letras do nosso universo musical. Essa influência tornou-se muito importante
ao ganhar um violão de presente aos 11 anos. Em pouco tempo tinha
absoluto domínio do instrumento e iniciou as apresentações
nos eventos escolares, o que levou-a a criar no ano
de 1995, seu primeiro grupo,  o "Alpha Band".

Quatro anos depois uma importante guinada
em sua vida: abandonou a escola de canto, deixou o
trabalho e criou outro grupo,  o “Pop Troti” em Sete Lagoas,
Minas Gerais,  fazendo várias apresentações  na região.  Porém,  ela
queria ir mais longe.  Largou o grupo em 2003, e seguiu para São Paulo, onde
dedicou-se inteiramente à Música. Podemos dizer que foi lá que sua carreira iniciou.
Seu talento levou-a a fazer parte do rol das melhores  Artistas  da Música Popular Brasileira.

carlos miranda (betomelodia) 




Não consigo olhar no fundo dos seus olhos e enxergar as coisas que me deixam no ar deixam no ar
As várias fases e estações que me levam com o vento e o pensamento bem devagar
Outra vez eu tive que fugir eu tive que correr pra não me entregar
As loucuras que me levam até você me fazem esquecer que eu não posso chorar

Olhe bem no fundo dos meus olhos e sinta a emoção que nascerá quando você me olhar
O universo conspira a nosso favor a consequência do destino é o amor pra sempre vou te amar
Mas talvez você não entenda essa coisa de fazer o mundo acreditar
Que meu amor não será passageiro te amarei de Janeiro a Janeiro até o mundo acabar

Até o mundo acabar até o mundo acabar até o mundo acabar

Mas talvez você não entenda essa coisa de fazer o mundo acreditar
Que meu amor não será passageiro te amarei de Janeiro a Janeiro até o mundo acabar


Até o mundo acabar até o mundo acabar até o mundo acabar
De Janeiro a Janeiro

roberta campos



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

quarta-feira, 29 de março de 2017

Roberta Sá, Mutirão de Amor



Março de 2017 está terminando. Quase.  Mas como essa é a última publicação em meu Blog, escolhi
um Samba, ritmo símbolo do nosso Pais, mais uma vez na voz de Roberta Sá, uma grande
sambista da atualidade. A postagem traz um quarteto de ótimos músicos, sendo
três compositores e instrumentista e Roberta, aqui a voz desse trio.
A composição escolhida é "Mutirão de Amor", autoria de
Jorge Aragão, Zeca Pagodinho, e Sombrinha.

Três já são bem conhecidos e tudo o que eu
aqui escrever sobre será redundante. Um breve resumo
sobre o quarto elemento, "Sombrinha", eu agora farei. Conheçam-no.

Sombrinha, como é conhecido Montgomery Ferreira Nunis, nasceu em 30 de Agosto de 1959, em São
Vicente,  cidade litorânea do Estado de São Paulo  detentora do título de  "A Primeira Vila Brasileira".
Seu interesse pela Música veio ainda na infância e aos 14 anos intensificou-se, ao ganhar do Pai um
violão de 7 cordas.  Autodidata em instrumentos de corda, além de compositor é cantor, bandolinista,
bamjoista, cavaquinista e violonista,  que já aos 16 anos  apresentava-se em casas noturnas. No ano
de 1977, aos 18 anos gravou com os Originais do Samba  e  Baden Powell,  profissionalmente. É um
dos fundadores,  junto com   Almir Guinéto,  Jorge Aragão, Bira, Ubirani, Sereno e Neoci, o  Fundo de
Quintal, na cidade do  Rio de Janeiro em 1979.  Autor de muitos sucessos na voz de grandes nomes
da Música Brasileira,  é um colecionador  de vários "Prêmio Sharp" na Música, e nas composições.

carlos miranda (betomelodia) 




Cada um de nós deve saber se impor
E até lutar em prol do bem estar geral
Afastar da mente todo mal pensar
Saber se respeitar
Se unir pra se encontrar

Por isso vim propor um mutirão de amor
Pra que as barreiras se desfaçam na poeira e seja o fim
O fim do mal pela raiz
Nascendo o bem que eu sempre quis
É o que convém pra gente ser feliz

Cantar sempre que for possível
Não ligar pros malvados
Perdoar os pecados
Saber que nem tudo é perdido
Se manter respeitado pra poder ser amado


sombrinha / zeca pagodinho / jorge aragão



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

domingo, 26 de março de 2017

Meus Escritos - Pronto! Você Criou Música!

a clave de sol


Imagine uma linha de tempo, e a duração da mesma, 
um determinado número de segundos, minutos.
Agora imagine o silêncio, dentro desse espaço de tempo.
Acrescente um som ao silêncio. Acrescente mais um,
quer seja igual ou diferente, não importa.
E o repita quantas vezes e como quiser. Pronto!
Você criou um conjunto de silêncios e de sons ordenados dentro
de um espaço do tempo, ou seja, você criou música!





Música, palavra de origem grega,
significa "A Arte das Musas", está enraizada em
todas as civilizações conhecidas, com manifestações
próprias à cultura de seus povos.
Embora nem sempre considerada uma forma de arte,
ela é criada com esse objetivo, conseguindo seu lugar próprio
nas religiões, nas comemorações festivas e nos funerais.
Em cada segmento e manifestação cultural de
uma sociedade, sempre encontramos a
Música, que caracterizará a ocasião.

Conhecida desde os primórdios da civilização,
é provável que tenha nascido da observação dos
sons da natureza, sons esses que despertaram
no homem a vontade de criar e organizar seus próprios sons,
sua própria musicalidade. Podemos dizer que,
na evolução da cultura humana a história da Música
confunde-se com o desenvolvimento da inteligência do homem.

Sendo assim, é muito difícil e impreciso definir Música,
pois a variedade é tão grande que, um único conceito que
a classifique em um termo se torna inviável.
Sendo impreciso definir o termo em toda sua plenitude, e
mesmo que fosse possível fazê-lo pois como a Música
é a Arte de manipular sons, organizando-os em um
espaço de tempo, a definição se torna obsoleta porque
o tempo se modifica, evolui sempre,
sendo essa característica emocional e física.

Mas definições e conceitos à parte,
a Música sempre teve muita importância na evolução
histórica da humanidade, pois além de agradar
nossos sentidos e emoções, ela se presta a outros usos.
Na Grécia, a flauta era usada para
atenuar dores ciáticas e a gota, pasmem,
efeitos benéficos hoje comprovados cientificamente.
Além de desenvolver nossas habilidades cognitivas,
a Música é ótima para nossa saúde física e psicológica,
trazendo alívio para a depressão e o stress,
melhorando a autoestima, a expressão corporal,
emocional, e até nossa criatividade.

Comparando a Música com as outras Artes,
vemos que além de completá-las a Música tem
um grande poder de atuação sobre o ser humano,
dado à sua grande influência biológica e psíquica,
lembrando que, em nosso próprio organismo
reside a forma primeira da espontaneidade musical,
as cordas vocais, o mais perfeito instrumento musical.




Qual a origem dos nomes das notas musicais?

guido d'arezzo


Foi durante a Idade Média que o monge
beneditino italiano Guido d'Arezzo, resolveu dar
nome às notas musicais. Estudiosos contam
que ele usou a primeira sílaba de cada hemistíquio
(metade de um verso), do Hino à São João Batista,
escrito em latim. Logo essa denominação passou a
vigorar nos países de cultura latina:
UT, RÉ, MI, FA, SOL, LA, SI
O SI é formado pelo S de Sancte e o J de Johannes
(o J em latim se pronuncia I). Mais tarde, os cantores italianos
substituíram UT por DÓ, bem mais fácil de pronunciar.



fontes
imagens: arquivo pessoal - texto: adaptado por carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / meus escritos
( texto original sem autor mencionado )

segunda-feira, 20 de março de 2017

Cassia Eller, Partido Alto



Violonista, cantora, roqueira brasileira dos anos 1990. Mais uma vez o destaque no Blog é para uma
grata recordação: Cassia Eller, carioca "da gema" nascida em dez de Dezembro de 1962, na
cidade do  Rio de Janeiro,  onde veio a falecer em vinte e nove de Dezembro de
2001. Sobre sua vida e carreira artística muito já foi escrito, revelado e
assim, apenas uma observação sobre suas apresentações eu
destaco:  ela era bastante intensa em seus muitos
convites  para  interpretações pessoais.

Marcou presença aqui no  Blog, no ano
2008, 29 de Agosto, com a composição "Eu Preciso
Dizer Que Te Amo", autoria de Cazuza, Dé e Bebel Gilberto, em
uma edição de vídeo de  Ivanete Souza;  também em 2000, no dia 11 de
Dezembro, interpretando Relicário, autoria de Nando Reis. Escolhi para ilustrar a
postagem de hoje, sua interpretação da Música que tem como autor Chico Buarque, Partido
Alto
, lançado em 1973 pelo autor. Cassia Eller dá um show de interpretação em ótima nova roupagem.


carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )


Deus é um cara gozador adora brincadeira
Pois pra me jogar no mundo tinha o mundo inteiro
Mas achou muito engraçado me botar cabreiro
Na barriga da miséria nasci brasileiro
Eu sou do Rio de Janeiro

Diz que deu diz que dá diz que Deus dará
Não 'vô' duvidar ó nega
E se Deus não dá como é que vai ficar ó nega
A Deus dará a Deus dará

Diz que deu diz que dá diz que Deus dará
Não 'vô' duvidar ó nega e se Deus negar
Eu vou me indignar e chega
Deus dará Deus dará

Jesus Cristo ainda me paga um dia ainda me explica
Como é que pôs no mundo essa pobre titica
Vou correr o mundo afora dar uma canjica
Que é pra ver se alguém se embala ao ronco da cuíca
Aquele abraço pra quem fica meu irmão

Deu dá dará não 'vô' duvidar ó nega
E se Deus negar como é que vai ficar ó nega
A Deus dará a Deus dará

Diz que deu diz que dá diz que Deus dará
Não vou duvidar ó nega e se Deus negar
Eu 'vô' me indignar e chega
Deus dará Deus dará

Deus me deu mãos de veludo pra fazer carícia
Deus me deu muitas saudades e muita preguiça
Deus me deu pernas compridas e muita malícia
Pra correr atrás de bola e fugir da polícia
Um dia ainda sou notícia hum se liga aí hein

Dará não vou duvidar ó nega
E se Deus não dá como é que vai ficar ó nega
A Deus dará a Deus dará

Diz que deu diz que dá diz que Deus dará
Não vou duvidar ó nega e se Deus negar
Eu 'vô' me indignar e chega
Deus dará Deus dará

Deus me fez um cara fraco desdentado e feio
Pele e osso simplesmente quase sem recheio
Mas se alguém me desafia e bota a mãe no meio
Eu dou porrada a três por quatro e nem me despenteio
Porque eu já 'tô' de saco cheio


chico buarque



fontes
imagem e vídeo: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google