google-site-verification: google8d3ab5b91199ab17.html

sábado, 17 de maio de 2008

Nara Leão, Samba de Uma Nota Só e Samba do Avião



“ A Bossa Nova foi importante para mim
e para a humanidade, pois mudou a música
do mundo inteiro."

" A Bossa Nova também mudou as letras.
Havia uma parte substancial de nossa música em que
as letras eram dramáticas, sentimentais, derramadas.
A Bossa Nova veio com aquele negócio de amor,
sorriso, flor, céu. Era uma coisa leve.
Para mim, ela continua viva e muito nova. A música
quando é boa a gente ouve sempre, com prazer.
E a Bossa Nova contribuiu muito com a nossa música
tradicional. Antes o samba não tinha uma harmonia rica.
Quando o Carlinhos Lyra me apresentou
aos sambas, tocados de maneira bossa-novista,
achei muito interessante. Mas, na época,
eu pensava que não podia cantar uma coisa que
João Gilberto já tivesse cantado, porque ele canta de
maneira extraordinária.Só tive coragem de fazer
Bossa Nova quando fui para Paris e gravei um álbum duplo.
O João me inibia de cantar Bossa Nova.
O que se guardou do movimento foi a maneira de cantar
e a harmonia. Os arranjos e a harmonia."
nara leão


Para mim é difícil falar de Narinha.
Quando começo, são tantas as recordações,
que tenho que me conter para escrever pouco. Mas
escrevendo pouco, como posso dar a ideia
do que Nara Leão foi para mim?

Bem, parece que foi em outro mundo, em uma outra vida.
Ali, na sala de seu apartamento em Ipanema,
aprendendo a colocar a voz nas composíções que
então nasciam pelas mãos dos criadores
do movimento musical, chamado
Bossa Nova.

Nara Leão foi por mim adorada, amada, colocada
na condição de Musa, a minha Musa.
A ela devo o meu saber cantar com suavidade,
pois por ela fui musicalmente moldado
e até hoje nos palcos em que me apresento, ouço
seus conselhos, suas calmas palavras
em voz macia a me dizerem:

" com calma, com amor... solte sua voz como
se cantasse só para mim "

E muitas vezes nas noites, canto,  canto só para você, Narinha.
Na página de hoje, o vídeo aqui apresentado é uma raridade.
Narinha acompanhada por Roberto Menescal, em Tóquio,
interpretando dois sucessos da Bossa Nova:
Samba de Uma Nota Só e Samba do Avião.
Prestem atenção no acompanhamento de Menescal
ao violão. Um verdadeiro show.


carlos miranda (betomelodia) 


( vídeo em 360p )



Eis aqui este sambinha feito numa nota só.
Outras notas vão entrar, mas a base é uma só.
Esta outra é conseqüência do que acabo de dizer.
Como eu sou a conseqüência inevitável de você.

Quanta gente existe por aí que fala tanto e não diz nada,

Ou quase nada.
Já me utilizei de toda a escala e no final não sobrou nada,
Não deu em nada.

E voltei pra minha nota como eu volto pra você.

Vou contar com uma nota como eu gosto de você.
E quem quer todas as notas: ré, mi, fá, sol, lá, si, dó.
Fica sempre sem nenhuma, fique numa nota só.

newton mendonça / antonio carlos jobim




Minha alma canta
Vejo o Rio de Janeiro
Estou morrendo de saudades
Rio seu mar
Praia sem fim
Rio você foi feito pra mim

Cristo Redentor

Braços abertos sobre a Guanabara
Este samba é só porque
Rio eu gosto de você
A morena vai sambar
Seu corpo todo balançar
Rio de sol de céu e de mar

Água brilhando olha a pista chegando

E vamos nós
Aterrar

antonio carlos jobim



fontes
imagem e vídeos: arquivo pessoal - texto: carlos miranda (betomelodia)
base das pesquisas: arquivo pessoal / google

Nenhum comentário:

Postar um comentário